quinta-feira, 11 de dezembro de 2008










Histórico
Instituto de Cegos

O Instituto de Cegos da Bahia (ICB)foi fundado em 30 de abril de 1933 com o propósito de acolher deficientes visuais do estado da Bahia. É uma instituição filantrópica, considerada de utilidade pública a níveis municipal, estadual e federal, sendo inscrito em vários conselhos.

A princípio o instituto recebia de modo indiscriminado, famílias inteiras que sobreviviam do fabrico de vassouras. Desde o início de suas atividades, o ICB começou a trabalhar com Educação Especial procurando incluir seus assistidos em escolas da rede regular de ensino.

A partir dos anos 60, a instituição passou para um novo prédio especialmente construído para funcionar como internato e escola para crianças e jovens deficientes visuais, na faixa etária de 05 a 18 anos. Em um turno os alunos freqüentavam escolas da rede regular de ensino e, no outro, recebiam apoio pedagógico e o ensino de matérias complementares na instituição, com o concurso de professores cedidos pelas secretarias municipal e estadual de educação. Esta prática continua até os dias atuais, a não ser o internato, que está em vias de extinção.

O ICB criou em 1998 o Centro de Intervenção Precoce (CIP) – que passou a atender crianças recém-nascidas com deficiência visual (cegueira total ou baixa visão) em regime de ambulatório. No CIP as crianças são acompanhadas por uma equipe composta de oftalmologistas, assistentes sociais, psicólogas e terapeutas, visando prepará-las para o ingresso nas escolas e ajudar as famílias a interagirem melhor com um filho especial. A proposta não é curar a cegueira, mas dar apoio às famílias e preparar essas crianças para conviverem de maneira equilibrada com a deficiência, possibilitando sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.

No ano de 1999 inaugurou-se o Centro de Tecnologia da Informação (Cetin) – onde os alunos recebem aulas de informática e se produz material Braille para uso dos alunos em salas de aula e para o público em geral. Na instituição funciona um Laboratório de Informática que permite aos alunos navegar na Internet em busca de informações para pesquisa escolares.
A educação física é outro setor do ICB que recebe uma atenção especial. Nossos alunos praticam natação e futsal, participando de competições locais e nacionais. Já temos um de nossos alunos, Jéferson, que faz parte da equipe campeã paraolímpica de futsal em Beijim,na China.


O ICB realiza atividades como: Oficinas de Música e de Comunicação. Na primeira, os alunos têm aulas de canto, teclado, violão, bateria e percussão, formando pequenos grupos que se apresentam em espaços públicos ao lado do Coral da instituição. A Oficina de Comunicação tem como objetivo preparar os jovens para trabalharem na área de comunicação, como locutores, produtores, etc.




O Instituto não tem uma entidade mantenedora que lhe garanta o sustento. Sobrevive de pequenas verbas oficiais e do apoio da sociedade. Por ser uma instituição especializada seus gastos são muito elevados. No quadro de funcionários consta:

Equipe

Um médico clínico;
Um pediatra;
Quatro oftalmologistas com especialidade em baixa visão, oftalmopediatria e clínica geral;
Dois dentistas;
Um nutricionista;
Três assistentes sociais;
Quatro terapeutas ocupacionais;
Três psicólogas;
Seis pedagogas especializadas em educação especial.

No espaço onde funciona o Centro de Educação Complementar, que dá apoio pedagógico aos alunos, temos de concurso cerca de 30 professores cedidos pelas secretarias de educação do estado e do município.

Ao lado disso contamos com uma equipe de apoio formada de:
Um porteiro;
Um vigia;
Um motorista;
Duas cozinheiras;
Um zelador;
Um digitador;
Duas secretárias;
Uma telefonista;
Setor pessoal;
Instrutor de informática.

A maioria dos alunos almoça diariamente na instituição. Os alimentos são comprados pela própria instituição. Eles recebem duas merendas ao dia, algumas vezes constando de material liberado pela merenda escolar do (município).

A instituição não é isenta dos pagamentos de água, luz, telefone, internet, impostos, sendo liberada, apenas, do recolhimento da cota patronal do INSS.

No ano de 2008 estamos com 425 crianças e jovens em atendimento, a um custo médio de R$ 50.000,00 ( cinqüenta mil reais) mensais, sem contabilizarmos o 13º. Salário e o abono de férias dos funcionários.

No momento atual o I.C.B oferece os seguintes serviços à comunidade, de maneira totalmente gratuita:

1. Intervenção Precoce;
2. Apoio Pedagógico e ensino de matéria específica e complementar;
3. Oficinas Pré-Profissionalizantes (Música e Comunicação);
4. Aulas de informática;
5. Laboratório de informática;
6. Produção Braille;
7. Canto Coral;
8. Educação Física (futsal e natação);
9. Atendimento à família dos usuários;
10. Acompanhamento nas escolas inclusivas;
11. Atendimento oftalmológico, clínico, nutricional e odontológico;
12. Atividades de lazer.

À frente da instituição estão a Diretoria Executiva e os Conselhos: Deliberativo e Fiscal - com mandato de quatro anos. Todos eles são voluntários, não fazendo jus a salários nem ajuda de custo.

Esperamos ter atendido o que nos foi solicitado.
Silvia Maria Figueiredo Baptista - Presidente do ICB


Endereço da Instituição:
Rua São José de Baixo, nº 55 Bairro Barbalho, Salvador-Ba.
Tel: (71) 3242-1073


Ascom - Instituto de Cegos da Bahia (ICB)

Ricardo Aragão / (71) 8155 – 4574
E-mail: aragaoric@gmail.com